Origem da Vida da Terra

        Diversas tentativas de explicar a origem da vida foram esboçadas ao longo da história da humanidade e por diferentes culturas. Com o desenvolvimento do conhecimento científico, algumas delas se demonstraram inconsistentes e foram abandonadas pela comunidade acadêmica.

As Explicações Criacionistas

              As explicações criacionistas estão presentes na história da humanidade desde a Idade Antiga. Como se tratam de explicações amparadas na fé, as teorias criacionistas não podem ser testadas. Do mesmo modo, elas não se submetem a critérios de validação.

               De modo geral, o criacionismo diz que um deus criou o universo, os seres humanos e os animais da forma como eles podem ser observados nos dias de hoje. Conforme a cultura ou religião em que essa explicação é analisada, podem haver especificidades com relação ao nome do ente criador e a forma como os fenômenos aconteceram.

Como a ciência explica a origem da vida?

              Em contraponto às explicações sobrenaturais apresentadas pelo criacionismo, a ciência apresenta outras hipóteses acerca da origem da vida, sendo as mais conhecidas: panspermia, abiogênese, biogênese e a hipótese de Oparin e Haldane. Vamos conferir o que diz cada uma delas!

Panspermia

              A vida na Terra teria sido trazida do espaço por meio de meteoros e cometas. Segundo o filósofo Anaxágoras, o universo está repleto de “sementes da vida” e a vida na Terra teria tido início quando uma dessas sementes caiu no planeta. A panspermia não é uma hipótese comprovada, mas se lembrarmos que, cada vez mais, a astronomia tem descoberto corpos selestes que possuem características similares à do planeta Terra, nos damos conta de que podemos estar próximos de obter mais elementos acerca de sua confiabilidade.

Abiogênese

              Segundo essa explicação, a origem da vida seria uma matéria bruta, ou seja, os primeiros seres vivos teriam surgido de uma estrutura não viva. Por isso, essa teoria também é chamada de teoria da geração espontânea.

              Se deixarmos uma camisa suja em um local aberto, por exemplo, ratos poderão se alojar nela. Para os indivíduos que observavam tal fenômeno, era como se esses roedores tivessem nascido a partir da camiseta, e não sido atraídos pela sujeira presente nela.

Biogênese

              Essa perspectiva surge em oposição à teoria da abiogênese e afirma que a vida surge a partir de outro ser vivo pré-existente. O desenvolvimento dessa perspectiva foi comandado pelos cientistas Francesco Redi, Lazzaro Spallanzani Louis Pasteur, que realizaram experimentos supervisionados a fim de comprovar que não era possível surgir vida a partir da não-vida. Essa teoria ganhou muitos adeptos, mas não conseguiu explicar como teria surgido o primeiro ser vivo.

Hipótese de Oparin e Haldane

              Essa é a explicação científica acerca da origem da vida mais aceita. Proposta pelos cientistas Oparin e Haldane, ela afirma que os compostos que existiam no planeta após seu surgimento sofreram mutações em decorrência da ação dos raios solares. Com isso, teriam surgido os primeiros compostos orgânicos, os aminoácidos, que por ação das águas das chuvas teriam sido levados para o fundo dos oceanos.

              Nesse novo ambiente, os aminoácidos teriam se unido e dado origem a estruturas semelhantes a uma proteína, que por sua vez originaram os coacervados – aglomerado de moléculas proteicas. Essas estruturas desenvolveram a capacidade de se autoduplicar. É a partir daí que começaram a surgir os primeiros seres vivos.

Autor
João Carlos Magalhães
perfil 1
Referências Bibliográficas

Materiais Relacionados