Características e Organização dos Seres Vivos

A Estrutura Biológica

Níveis de organização em biologia constituem uma hierarquia que facilita a forma de estudar a vida. À medida que analisamos os níveis hierárquicos, observamos um aumento na complexidade de cada nível.

Quando estudamos essa área, fazemos o estudo da vida analisando desde a constituição dos seres vivos até a relação entre eles e com o meio ambiente. Classificando os objetos de estudo em níveis hierárquicos, esse estudo torna-se mais fácil e organizado. A seguir, conheceremos os níveis de organização em biologia, iniciando do nível mais restrito para o mais amplo:

Do micro ao macroscópico

    Começando do nível microscópico, vemos que a matéria viva é formada de átomos, que se reúnem formando as moléculas das diversas substâncias orgânicas. No nível acima dessa hierarquia da vida, vemos que a moléculas orgânicas estão organizadas de modo a formar diversos tipos de organelas celulares que se integram na formação das células. As células, por sua vez, são consideradas unidades básicas de todos os seres vivos, com exceção do vírus, que é chamado de acelular. Das células passamos para os tecidos, que ocorrem apenas nos organismos multicelulares (animais e plantas). Nesse nível, as células se especializam e se juntam para dar as características do tecido a ser formado. Diversos tipos de tecidos se organizam para formar os órgãos, unidades anatômicas e funcionais essenciais à manutenção da vida nos organismo multicelulares. Um conjunto de órgãos constitui um sistema. Em conjunto, os sistemas de órgãos compõe o nível do organismo individual. Aqui estão as pessoas, as rosas, os coelhos e todos os outros indivíduos vivos. compostos orgânicos, os aminoácidos, que por ação das águas das chuvas teriam sido levados para o fundo dos oceanos. 

Organização Entre os Indivíduos

  • População: é o conjunto de organismos da mesma espécie que habitam, ao mesmo tempo, um mesmo local do Globo, de forma que interajam entre si. Exemplo: um grupo de nativos indígenas que habitam uma mesma aldeia na Floresta Amazônica.
  • Comunidade: conjunto de populações diferentes (espécies diferentes) que habitam uma mesma região (habitat) ao mesmo tempo, podendo existir uma interação entre essas populações. Também é chamada de fatores bióticos de uma região ou cenobiose. Exemplo: Os nativos indígenas vivem na Floresta Amazônica, que é um local com várias árvores e vários animais, como antas, onças etc. São diferentes populações que dividem o mesmo espaço.
  • Ecossistema: conjunto de comunidades (fatores bióticos) presentes em um local específico, além dos fatores abióticos desse local (como luz, temperatura, água, nutrientes do solo e outros). Exemplo: a Floresta Amazônica, com todas as suas comunidades de nativos, animais, vegetais e fatores abióticos como a temperatura, incidência de chuva, água etc.
  • Biosfera: conjunto dos ecossistemas presentes no Planeta Terra, onde se encontra e se abriga formas de vida. A Biosfera não é o planeta Terra, mas uma parte dele.
Autor
João Carlos Magalhães
perfil 1

Materiais Relacionados